domingo, 24 de fevereiro de 2008

Dinheiro

O dinheiro é algo tão importante para nós, não é verdade? Com ele realizamos nossos sonhos, adquirimos coisas novas, deixamos tudo o que possuímos mais bonito e conservado, enfim... é solução para muitos de nossos anseios e desejos.
Mas podemos, com certeza, afirmar que esse pequeno pedaço de papel é uma faca de dois gumes que só serve para o bem se soubermos usá-lo. E quando não se sabe usá-lo o estrago pode ser grande...

Vamos dar uma olhada na história da humanidade e ver o quanto ele fez mal para o povo:

Em Roma, a dominação dos Césares alcançava praticamente todos os espaços conhecidos do mundo e em todos esses lugares, impostos horríveis e vergonhosos eram cobrados de todas as pessoas para manter o poder, a riqueza e a dominação do Imperador e deixar na miséria as milhares de famílias existentes
Quem se livrava da miséria era o alto escalão judaico que sobrevivia do dízimo. As autoridades judaicas não tinham uma vida dura em relação ao povo, embora também pagassem os impostos romanos.
O tempo foi passando, o império romano perdeu o poder, mas veio a Igreja Católica com a conquista das terras e a dominação de grandes propriedades. Vendiam-se terrenos no céu e tanto a alta hierarquia da Igreja quanto os reis a quem os bispos serviam, ganhavam cada vez mais. A Igreja com as terras vendidas no céu e o dízimo herdado da cultura judaica e os reis e senhores com seus feudos e fazendas de extensões incauculáveis.
O tempo foi passando e muita coisa mudou no mundo. O sistema de governo monárquico foi caindo e deu-se lugar ao sistema democrático. A Igreja mudou as atitudes depois da comprovação de vários dos seus erros políticos e sociais e a reforma luterana também ajudou a mudar muito o pensamento da Igreja de Roma. Com isso, ela se limitou ao dízimo. Mas outros problemas iriam envolver Deus ainda...]

Para conseguir poder e, consequentemente dinheiro, posse e terras, aconteceram as duas grandes guerras que, além de destruírem muitas nações e mudar a cara política do planeta, revelou potências econômicas como os EUA, por exemplo, que, a partir de então, começou a ser uma grande potência econômica mundial.
Isso não trouxe só benefícios. Ou melhor, não trouxe benefícios. Aos poucos, os EUA foram dominando países, marcando seu símbolo de poder até na lua e a sua moeda foi considerada a moeda mundial e de referência à situação econômica internacional.
Com isso, originaram-se guerras como a do Vietnã, do Afeganistão e do Iraque. E eles mesmo sentiram um dos gumes da espada chamada dinheiro quando aconteceu a revolta de grupos terroristas no Oriente Médio e lançaram dois aviões às torres do World Trade Center.

Aqui no nosso querido Brasil, o dinheiro é motivo do tráfico de drogas, da corrupção que engana o povo no nosso país e deixa muita gente na fome, em situação de saúde precária e desencadeia uma diferença social muito prejudicial à evolução da nossa nação. Sem contar que, muito além do dinheiro interferir na realização de uma boa política, enganando o povo, como eu já disse com a corrupção, ele engana nos maiores princípios, inclusive religiosos. E eu não estou novamente falando da Idade-Média quando a Igreja Católica fazia isso. Estou falando de várias denominações religiosas (não todas) que, a cada dia, abrem uma igreja com placa diferente usando um ensinamento sagrado para atrair fiéis e dinheiro. E por essa razão muitas pessoas se desencantam com Deus e estão deixando a vida religiosa diante de tamanha confusão que virou as questões religiosas, pelo menos no Brasil.

Além dos seqüestros, roubos, golpes, empresas fantasmas, fabricantes de produtos que não agem de boa fé e fabricam coisas ruins e até a arte está sendo posta nessa vergonhosa roda gigante de traições e má índole:

Recentemente ouvimos falar de grandes obras de arte roubadas em SP, o filme baseado na obra de J.R.R Tolkien - O Hobbit, corre risco de não sair por complicações judiciais envolvendo o dinheiro, enfim... ufa! Cansei de listar os males do dinheiro... o que precisamos é ficarmos atentos para não nos deixarmos corromper por ele e usarmos esse pedaço de papel unicamente para o bem: a solidariedade, a realização dos nossos sonhos e para saciar nossas necessidades básicas: o alimento, a casa e a vida!

Nossa! Ultimamente estou bem polêmico... bem, comentem aí! Se não comentarem vou cobrar 10 real pelo texto lido, hehe. Fala aí galera!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Escolhe, pois, a vida


A Campanha da Fraternidade é um projeto da Igreja Católica Romana no Brasil, organizado pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) para trazer aos fiéis e à sociedade em geral discussões de assuntos relevantes à vida de um povo, de uma nação. Quase sempre, a Campanha trata de casos, povos e situações que estão no auge das discussões.

Recentemente a Campanha tratou da água, dos índios, das drogas, da diversidade social e cultural entre outros assuntos.


Esse ano, porém, a Igreja colocou por trás de um cartaz de um senhor idoso, negro e com rosto feliz tendo, no seu colo um neném branco dormindo tranqüilamente, uma discussão muito polêmica. Tá, mas duas pessoas felizes, um senhor e uma criança é polêmico? Não! Então o que tem de polêmico ao falar da vida? Aí eu respondo: muita coisa!

O tema da CF esse ano é "Fraternidade e Defesa da Vida". Com isso, com certeza, a Igreja quer defender sua posição em relação ao aborto e a eutanásia e, porque não dizer, a concepção de uma nova criança.

Sim, são todos assuntos de posições claras de Roma e conhecidas pelo mundo. A Igreja é contra tudo isso: o aborto, a eutanásia e o impedimento da natalidade. A "Defesa da Vida", portanto, tema da CF, quer levar todos a uma reflexão pacífica sobre tudo isso.

Porquê pacífica? Simplesmente porque a Igreja poderia estampar no tema a frase "Fraternidade e a Proibição do Aborto", ou "Fraternidade Contra a Eutanásia", ou até mesmo e o mais polêmico "Fraternidade em Defesa da Natalidade". Mas não, escolheu a "Defesa da Vida" que engloba esses temas de uma forma mais amena e também fala de outras coisas como a violência, as injustiças sociais e muito mais.


Antes de fazer qualquer crítica à Igreja de Roma, é necessário que entendamos os motivos que levam o Papa e os Bispos (do Brasil que são os que estão em questão) decidirem um tema como esse e tomar tais posições em relação a assuntos que, ao contrário da Igreja, a sociedade está cada vez mais aberta a discussões.

O aborto e a eutanásia são consideradas e vistas pela Igreja com os mesmos olhos: não é direito do ser humano tirar a vida de alguém, privar do direito de viver, decidir quando tudo vai acabar, seja por qual motivo for. Para a Igreja, uma vez que alguém ainda respira e o coração bate num leito de hospital, ou a partir da fecundação, independente se foi fruto de estupro, violência ou qualquer outra coisa, existe ali uma vida e ela não tem culpa do que houve ou o que está acontecendo.

Quanto à restrição à natalidade, a Igreja tem pensamentos meio antigos que, infelizmente não se aplicam nos dias de hoje, mas são baseados na Bíblia. Não é invenção. Moisés dizia nas leis de Deus para o povo de Israel no deserto os 10 mandamentos e entre eles está: "Não pecar contra a castidade". O que isso quer dizer? Que não pode haver relação sexual antes do casamento. Logo, se a pessoa é casada não tem porque usar camisinha ou tomar pírula pois, dentro da lei da fidelidade que também é divina [texto bíblico do livro do Êxodo, capítulo 20, versículo 14 e também no livro de Deuteronômio, capítulo 5, versículo 18], não pode haver traição e, sem traição não tem como contrair qualquer DST. Aos não casados simplesmente não se pode transar!

E o planejamento familiar? Não pode! Deus disse em Gênesis para que a humanidade cresça e se multiplique, essa foi a ordem. [texto do livro Gênesis capítulo 1, versículo 28]


Por fim, queria deixar claro que isso não é uma crítica a Igreja e eu não expus minha opinião em nenhum momento. Se vocês querem saber a minha posição em relação a tudo isso podem me perguntar, mas o que eu quis mostrar foi unicamente o tema que a Igreja está levantando esse ano no Brasil e qual a visão dela em relação a tudo isso. E é importante que, antes de tirarmos qualquer opinião, nós conheçamos a realidade na qual tudo se passa.


Bem, mais uma vez eu deixo um assunto bem polêmico para todo mundo comentar! Aproveitem! E não deixem de saber, também, o que está acontecendo lá por Tedawer Lorcb.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

O maior tesouro... a água


"Águas que banham aldeias, que matam a sede da população

Águas que caem das pedras, no véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos

Águas que movem moinhos, são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da Terra,

Pro fundo da Terra"


Pare um pouco e reflita: o que você fez hoje para economizar água? O que você está fazendo no seu dia-a-dia para economizar água? O que você faz quando vê desperdício? Você sequer se deu conta da gravidade desse assunto?

APOIE A CAMPANHA NO CATARSE PARA PUBLICAÇÃO DE EM BUSCA DO REINADO!

Certamente você não viveria nem 7 dias sem tomar água para ver o caos que a falta total dela ia fazer na sua casa, na sua vida. E pensar que 70% do planeta é água... como ela pode acabar?

Quer saber? Pode! Enfim... talvez essa seja uma informação já conhecida de muitos leitores (se fossem muitos) desse blog, mas só para constar: dessa quantidade de água existente no planeta, 97% é salgada, imprópria para consumo humano. Dos 3% restantes, somente 0,01% se encontram nos rios, possíveis de serem explorados para uso humano. Os outros 2,99% estão nas geleiras dos pólos (que se derretidos vão se misturar à água do mar) e nos lençóis freáticos que ficam nas camadas embaixo do solo.

Triste é lembrar também, que dos 0,01% dos rios muitos estão poluídos ou em processo de poluição... horrível isso né?

Pois bem, para piorar a situação, a ONU divulgou uma pesquisa alertando que daqui a 20 anos, 60% da população do mundo pode sofrer com a falta de água. Invenção? Não! Essa reportagem foi publicada pela Folha On Line em 15/02 do ano passado.

Mas não é só daqui a 20 anos que teremos que nos preocupar com a escassez de água. Hoje cerca de 250 milhões de pessoas em 26 países já sofrem com a falta do líquido, conforme o que diz aqui, além de um artigo completo sobre água. Achei muito interessante essa página.


Enfim. Aí nos perguntamos: beleza... e esses 97% de água salgada, servem pra quê? Não podem ser dessalinizados? Podem! Ah! Então não há motivos para preocupação! Quer saber? Há sim!

O processo de dessalinização da água já existe na Nova Zelândia, onde há lugares, nesse país que não têm mais água potável. Sobre isso eu não achei fontes, mas eu lembro dessa informação das minhas aulas de geografia no colégio. Qualquer coisa, não a considerem.

Mas é fato que esse processo não é barato e a Nova Zelândia é um país economicamente desenvolvido. Se um país da África quizesse implantar um equipamento como esse, não teria condições. Com certeza um país desenvolvido teria que administrar e a água valeria como um verdadeiro tesouro: pelo valor vital e o monetário. Digamos que isso seja economicamente impossível para os pobres e que isso vai tornar a água algo muito caro e assim, seremos obrigados a racionar, enfim. Mas, pelo amor de Deus ou pelos seus pais se você não crê nEle, ou por você mesmo: NÃO ESPERE O DESESPERO PARA TOMAR ATITUDES.


É sabido que a próxima guerra mundial pode acontecer por causa da água. E é verdade também que o Brasil pode ser alvo de um combate como esse.

O rio Amazonas possui, além da maior extansão do mundo, o maior volume hídrico do globo. Isso atrai, com certeza a atenção de muitos para cá. Ainda mais que grande parte do referido rio passa por dentro da floresta Amazônica, considerado pelos nossos queridos norte-americanos, patrimônio mundial. Com certeza numa situação extrema de escasses do líquido, os EUA, se continuarem sendo mesquinhos, ignorantes, metidos, com certeza vão querer usar da nossa terrinha para tirar proveitos financeiros.

A BBC fez um mapa mostrando a situação hídrica no mundo e os EUA não tem tal problema. Mas eles não vão perder a chance de se garantirem. É assim com tudo e vocês sabem do que eu estou falando.


Eu vou escrever um livro falando de complicações da água. Será a 3ª guerra palco da escassez dela. A guerra, por sua vez, será pano de fundo para um romance. Nada de alegorias ou visões políticas e críticas pessoais, mas apenas algo que eu acho importante falar e que pode ilustrar muito bem esse caos que nós podemos evitar.

APOIE A CAMPANHA NO CATARSE PARA PUBLICAÇÃO DE EM BUSCA DO REINADO!


Enfim, falar da água é algo muito complicado. Mas é importante sermos realistas e não tratá-la como algo infinito. Vamos saber aproveitar as chuvas para coletar água para a lavação da casa. Vamos idolatrar o balde como um gigantesco amigo ao lavar o carro. Vamos valorizar a água da lavagem da roupa, pois ela pode ter grandes serventias. Vamos fechar a torneira ao escovar os dentes, ao lavar a louça. Vamos tomar banhos mais rápidos. Vamos abolir o lava-jato. Vamos lavar calçadas com vassoura. Vamos importunar a companhia de água quando vermos um vazamento. Vamos valorizar esse líquido tão precioso, vital e importante para nós. Porque água é igual a nossos pais: só sentimos falta deles quando os perdemos.

"Água dos igarapés, onde Iara, mãe d´água é misteriosa canção
Água que o sol evapora e pro céu vai embora virar nuvens de algodão"

E não deixem de visitar: http://www.julianoreinert.blog.uol.com.br/