quinta-feira, 24 de março de 2011

A Joinville que eu queria: Turismo

Voltando à série "A Joinville que eu queria", hoje vamos falar do potencial turístico que a cidade tem, mas não é explorado. E aqui entra uma das questões mais emblemáticas desse município. Porque o turismo não é explorado? A desculpa é porque trata-se de uma cidade industrial, única e principal fonte de renda joinvilense, além de concentrar a maioria dos empregos da cidade.
Ou seja: em Joinville as pessoas só devem trabalhar. Ninguém pode se divertir.

O turismo realizado aqui é o recém-criado (e ridículo, diga-se de passagem) "turismo de negócios". Simplificando: empresários vêm a Joinville buscar mais dinheiro, aumentar o lucro e engordar os cofres dos barões da cidade. Se não engorda os cofres destes, não é interessante, não precisa de turismo.



Enfim... deixando as críticas de lado, vamos observar como Joinville tem vocação turística de sobra. Só falta VONTADE DE FAZER.

ESPAÇOS TURÍSTICOS
Joinville não é uma cidade feia. Ela é mal conservada, apenas. Basta pousar no aeroporto Lauro Carneiro de Loyola pra se ter a dimensão da beleza de uma cidade existente entre a serra e o mar. A volta que o avião faz sob as águas das praias de São Francisco do Sul nos colocam, ao horizonte, a cadeia de montanhas que forma a serra que cerca Joinville.
Essas belezas naturais precisam ser melhor aproveitadas!

O passeio do Barco Príncipe é uma grande iniciativa, mas é preciso fazer um cais digno. Com restaurantes, bancas com venda de lembrancinhas e cartões postais, áreas de socialização e um acesso facilitado. É preciso haver boa sinalização, ruas adequadas e linhas de ônibus - até especiais, se for o caso - que levem até o local. É preciso divulgação. Uma parceria com São Francisco do Sul é mais que inteligente, visto que lá estão muitas belezas seculares de uma das cidades mais antigas do País. Joinville deveria aproveitar melhor essa proximidade.

Os parques de Joinville precisam ser concluídos. Cinco estão projetados. Três estão em construção, mas a morosidade das obras incomoda. É preciso concluir todos os parques e não esquecer de facilitar o acesso a eles. Além, é claro, e mais uma vez eu coloco, a necessidade de sinalização adequada para que as pessoas tenham facilidade de acesso.
E conservação. É primordial. Não é o que vemos, por exemplo, nas praças de Joinville.

No Parque do Morro do Boa Vista, que está em construção, já existem ideias fantásticas que vão torná-lo um dos parques mais interessantes da cidade. Mas aquela ideia antiga de um teleférico ligando o Zoobotânico ao Mirante deveria ser colocada em prática.

A Rota dos Museus deveria ser bem esquematizada, sinalizando os museus com padronização e colocando placas turísticas nas ruas que interligam um museu ao outro; pra realmente termos a impressão de que existe uma "rota de museus". Do jeito que está, parece tudo muito perdido.

A Via Gastronômica está se tornando, cada vez mais, uma bela opção turística na cidade. Fiquei sabendo hoje que está sendo encaminhado o edital de licitação para o projeto paisagístico da Via. Bela iniciativa! Tomara que não seja mais uma proposta que vai levar anos para a concretização.

Um ônibus turístico deveria existir em Joinville. Ele deveria passar pelos museus (Museu de Arte; da Imigração, que fica na Rua das Palmeiras; Sambaqui; Fritz Alt), nos Parques (os que estão sendo construídos, especialmente o do Morro do Boa Vista, com ida ao Mirante e ao Zoobotânico), Barco Príncipe, Pórtico e Moinho, Centreventos e o Turismo Rural, cujo acesso é horrível pra quem não está de carro. E pra quem está de carro a sinalização é péssima.

O fim da viagem deveria ser no Mirante da Serra Dona Francisca. Lá deveria ser construído um monumento que simbolizasse Joinville.

Os rios de Joinville (Piraí e Quiriri), onde as pessoas costumam se banhar no verão, deveriam ter acessos melhorados, e a Prefeitura deveria investir em uma estrutura para que as pessoas possam se banhar num local com boas opções de estadia e alimentação; além da segurança (não existem salva-vidas) e o acesso. Também deveriam entrar na rota do ônibus turístico pela beleza dos locais.

A Rua das Palmeiras precisa ser revitalizada como ponto turístico. A rua do Príncipe deveria ter sua fiação elétrica aterrada e as calçadas aumentadas para facilitar a caminhada de pedestres que vão visitar esse cartão postal joinvilense. O projeto de revitalização da Rua das Palmeiras já existe. Mas é preciso fazer ainda mais coisas.

Creio que seja necessário fazer um Parque na Expoville. Aquele local é grande, bonito, mas abandonado. Ele deveria ser integrado ao pórtico, pois quem vai lá tirar foto, precisa se arriscar numa travessia pela movimentada XV de Novembro. Isso põe em risco a segurança das pessoas. O Moinho deveria voltar a funcionar, com um café no local. Projetos para isso já existem.

INFRAESTRUTURA TURÍSTICA
Tudo o que já falei a respeito da infraestrutura da cidade volta a ser colocado aqui. Não é possível receber turistas se nosso transporte coletivo não funciona, se não comporta receber uma grande quantidade de pessoas ou se as vias são ruins e mal sinalizadas. Se o trânsito não deixa as coisas fluir. Enfim. É preciso melhorias, também, na infraestrutura.

Mas faltou falar do aeroporto e da rodoviária.

O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola tem recebido bastante atenção. Já foi assinado um termo entre a Prefeitura e a Infraero para as ampliações. O ILS, equipamento que vai facilitar pousos e decolagens em condições adversas de clima, também está encaminhado. A pista será ampliada e os rios nas cabeceiras das pistas terão seu curso alterado. As vias de acesso ao aeroporto, neste projeto já existente, serão melhoradas. Mas a avenida Santos Dumont precisa ser duplicada. É uma porta de entrada para a cidade que hoje nos envergonha.
Mas se tudo isso já está projetado, o que falta?

Bom... em Joinville é INDISPENSÁVEL aquele "tubo" (que não sei o nome) para dar acesso do terminal de embarque à aeronave. Simplesmente porque aqui chove demais. E é extremamente desconfortável desembarcar na pista com chuva. Aqui em Joinville é questão de necessidade. Prefeitura e Infraero deveriam pensar melhor nisso.

E a rodoviária?
Ela já recebeu reformas recentes mas continua, em alguns lugares, com cara de "improviso".
Os portões principais de embarque de passageiros são legais. Mas aqueles que ficam em frente às bilheterias das companhias de ônibus são horríveis! Não existe plataforma, não há aquela cerca divisória e não há cobertura para os ônibus que chegam.
O terminal de taxistas é horrível. Improvisado. Precisaria ser melhor organizado.
E as vias ao entorno do terminal rodoviário precisam ser asfaltadas.

O ponto de embarque de ônibus municipal deveria ser melhor construído, de modo que os carros não parassem ali para desembarcar as pessoas. Deveria ser feito um canteiro separando a rua do ponto de ônibus.

TURISMO DE EVENTOS
Aqui está o forte de Joinville. Temos o Festival de Dança, que melhora a cada ano e já foi citado no post sobre cultura, a Festa das Flores, que é linda pra quem interessa e os eventos de "turismo de negócio". Eu não gosto de turismo de negócio na medida que só esse tipo de evento é feito. Mas quando ele é mais um entre os outros, é válido, até pela vocação industrial de Joinville.

Até aqui tá tudo bem, tudo organizado, bem feito.

Mas eu acredito que seja possível resgatar nossa Fenachopp. A "Oktoberfest Joinvilense". Isso é bom para a cidade e atrai pessoas para cá, visto que Joinville tem um bonito histórico na arte da cerveja.
Diz a lenda que a melhor cerveja Antarctica dos anos 80/90 era feita em Joinville, além de ter existido aqui a primeira cervejaria do País. A Bohemia divulga como sendo a mais antiga pois é a mais antiga existente, e a cervejaria joinvilense já não é mais realidade.
Por fatores culturais e históricos, a Fenachopp deveria ressurgir. Há interesse por parte de algumas pessoas nisso. Mas seria necessário mais esforço para que a festa realmente pudesse voltar a acontecer.
FALTOU DIZER
Aquela proposta do Metrô e a ligação de Joinville pelo Rio Cachoeira a São Francisco do Sul facilitaria o acesso dos turistas às praias da região. Assim, os turistas não precisariam estar em São Francisco pra ir às praias. Ficam aqui, com todas essas opções turísticas.
Além, é claro, do investimento na cultura, do incentivo para a realização de eventos a nível nacional (como shows) e espaços privados para esses tipos de evento (como o Citibank Hall, em São Paulo).

Joinville tem poder. É só querer.


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terça-feira, 22 de março de 2011

Águas do Pacífico sofrem com baixo oxigênio. Espécies estão morrendo.

Hoje é o dia mundial da água e o Andarilho não poderia deixar de comentar sobre o assunto. Por isso, fiz uma pausa nas nossas discussões sobre os problemas de Joinville.
Um dos temas mais recorrentes aqui neste espaço é a preservação do meio ambiente e, principalmente, a garantia da qualidade de vida - sustentável - dos seres humanos. E para garantir a nossa qualidade de vida, é preciso que a natureza esteja vivendo em harmonia.

Hoje trago uma questão interessante a respeito da água. Que ela é finita e as reservas próprias pra consumo humano são mínimas, todos nós já sabemos (ou deveríamos saber). Falar pra fechar as torneiras enquanto escovam-se os dentes, lavar o carro com balde e não mangueira, limpar a calçada com vassoura e não jato d'água e reutilizar a água da máquina na limpeza da casa também já são práticas que deveriam estar mais que assimiladas na população. Por isso, não vale ocupar linhas e tempo para reforçar tais coisas. Corra atrás do prejuízo se você ainda não faz nada disso.

A questão que trago hoje diz respeito às águas dos oceanos.

Muitos céticos acreditam que a água não vai acabar, e mesmo se acabar a solução está na dessalinização dos oceanos. Mas além de todos os impactos ambientais que essa prática acarreta, como a sobra do sal, a quantidade de energia gasta e os impactos no ecossistema, outro problema já está sendo detectado nos mares do nosso planeta.

Um documentário exibido há pouco tempo pela National Geografic mostrou a baixa oxigenação dos oceanos e o aumento de algas que eliminam a base da cadeia alimentar aquática. Afetando a base da cadeia alimentar, todo o restante da estrutura fica comprometida: os corais morrem, os peixes ficam sem comer e animais maiores, consequentemente, também ficam sem alimento por conta da mortandade dos peixes.
Além disso, a própria composição da água fica alterada e isso já acarreta prejuízos em toda a costa oeste dos Estados Unidos, atingindo o Canadá e México, além de estar se espalhando na região da linha do Equador para vários outros pontos do Oceano Pacífico.

Essas regiões estão apresentando características na água encontradas em regiões afetadas por erupções vulcânicas. A concentração de elementos nocivos à vida de diversas espécies é muito alta. Não falarei quais tipos de substâncias porque não cheguei a anotar, mas o vídeo mostrava claramente como a área era deserta de peixes. Eles não tinham como se alimentar, nem como sobreviver pela baixa quantidade de oxigênio encontrado na água.

É interessante ressaltar que essas coisas estão acontecendo devido à poluição do ar. Por muito tempo se acreditou que o fato do oceano neutralizar as emissões de gazes poluentes na atmosfera era algo bom, mas diante desses fatos mostrados no documentário da National Geografic, é possível ver que essa neutralização está matando o Oceano Pacífico, se alastrando e deve trazer consequências à vida humana.

Muito além de prejudicar práticas já comuns na humanidade hoje, como a pesca, tal interferência impossibilita a dessalinização da água, já que seu composto químico está alterado.

Ou seja, resta aos céticos se renderem às reações da natureza e começarem a preservar. Menos poluição e mais consciência, para que nossos oceanos continuem vivos e povoados e nossa água potável não acabe e seja extraída conscientemente dos lugares onde a natureza, em sua grandiosa generosidade, nos dá.

E, como não poderia deixar de ser, se diariamente você quiser ficar mais informado sobre as questões da água e da natureza, indico dois excelentes blogs atualizadíssimos e com informações quentes de prevenção e consequências da nossa vida descuidada com os bens naturais:
Planeta Água e Consciência com Ciência.

sexta-feira, 18 de março de 2011

A Joinville que eu queria: Cultura

É inegável que a atual gestão municipal tem dado muito destaque para a cultura. Silvestre Ferreira, da Fundação Cultural de Joinville, está fazendo uma ótima administração cultural na cidade. Tivemos evoluções com a comemoração do aniversário da cidade - sempre mais planejadas e interessantes -, o carnaval de rua de Joinville, que voltou à ativa e está cada vez melhor, a Semana da Diversidade, o Sábado na Estação, a Pescaria no Museu de Arte, a evolução no Festival de Dança, enfim... Joinville não é mais a mesma culturalmente falando.

Falta, primeiro, a população joinvilense valorizar tudo isso. Com um pensamento puramente proletário, as pessoas só pensam em trabalhar e a única diversão é o shopping center e a televisão. Mas isso é um pensamento que pode ser modificado na medida que a cultura ficar mais presente no cotidiano da cidade.

Se o único lazer do joinvilense é o shopping center, precisamos dar mais opções a ele. No próximo post falarei dos parques, mas aqui cabe uma ótima solução para um lazer cultural de qualidade: a revitalização do Complexo Cultural Antarctica. É preciso transformar aquele espaço em um verdadeiro Complexo Cultural, mas já existem projetos para isso e os recursos estão para ser captados. Os dois galpões Anexos do Museu de Arte e o Teatro da Ajote estão para serem reformados ainda este ano. Além do Instituto Luiz Henrique Schwanke, uma ala do Complexo, que está pra receber revitalizões por conta dos desbarrancamentos no morro que fica atrás daquele prédio.
A sala de cinema precisa virar uma verdadeira sala de cinema, com projetor e isolamento acústico, além de poltronas, encarpetamento e climatização. Do jeito que está, parece uma cozinha. É vergonhoso e não atrai as pessoas para os Ciclos de Cinema.
A Conurb precisa sair de lá. A Companhia de Urbanismo em um lugar cultural destoa completamente do espaço.
E é necessário asfalto. Aqueles paralelepípedos com um monte de mato crescendo nos seus vãos é vergonhoso! Asfaltar e fazer jardins, plantar árvores e colocar bancos e áreas de socialização deixariam o lugar agradável e digno de ser visitado. Além de uma ótima opção turística (que falaremos mais adiante).

O Centreventos precisa ser adequado para os fins pelos quais ele foi criado. Não dá de manter uma arena multiuso, como quer que o considerem, se não existe um complexo de sonorização, nem iluminação. Além disso, é preciso haver arquibancadas removíveis para ocupar a pista no caso de shows, e não ser necessário terceirizar a instalação desse espaço.
É urgente o tratamento acústico do Centreventos. Além de fazer o isolamento acústico para garantir que o teatro Juarez Machado possa receber peças enquanto há atividades no Centreventos. Atualmente isso é impossível.

A Estação Ferroviária já recebeu reformas e hoje é a Estação da Memória. Um belo espaço! Mas é preciso revitalizar o Terminal de Cargas, hoje abandonado. Isso vai ser tratado no post sobre turismo. Citei aqui só para registrar.

Gostei muito do espaço no antigo Piazza Italia para a Biblioteca Pública, mas sabemos que isso é provisório. Mesmo que não fosse, acho necessário e digno que Joinville tenha um prédio majestoso para um lugar como este. A Biblioteca precisa ser um lugar que enalteça a literatura, desperte a imaginação e a vontade de estar lá. Tem que ser bonita, confortável e chamar a atenção.
O lugar onde está a antiga biblioteca - desativada pelo desabamento do telhado - é um ótimo ponto. Mas é necessário demolí-la e começar do zero. O prédio que existe hoje para a biblioteca é sem graça e parece uma caixa onde os livros são armazenados. E não um antro da literatura, da imaginação e criatividade.

Além disso, Joinville precisa e merece um Teatro Municipal, bem equipado, com uma boa capacidade de público e tudo o que é comum e básico num teatro para que Joinville esteja, enfim, preparada para receber verdadeiros espetáculos, sem improvisações ou despesas astronômicas para os realizadores do evento.

Com espaços adequados, a cidade vai poder receber exposições que nunca vêm para cá, peças teatrais de qualidade, experimentações culturais, musicais, mostras de cinema alternativo, instalações e tudo o mais que for possível. Além dos espaços, é preciso iniciativa para buscar e realizar esses tipos de eventos. Só assim Joinville vai ter uma cultura de verdade, e não algo construído e forjado para vender um turismo que não dá certo. Porque Joinville não é mais predominantemente alemã há muitos anos...

terça-feira, 15 de março de 2011

A Joinville que eu queria: Saúde

A saúde é uma questão crítica não só em Joinville, mas em todo o Brasil. Especialmente nas grandes cidades, que acabam tendo que atender - também - a demanda da região metropolitana. Apesar de não podermos considerar a região de Joinville como "metropolitana" (por não ter padrões de metrópole e também por Joinville não ser capital), as características são as mesmas.

Antes de resolver o problema de atender a demanda, é preciso resolver a questão da falta de médicos que, obviamente, está totalmente ligada ao atendimento da demanda.
Faltam médicos. E por um motivo bem simples: salário. Eles precisam ser bem remunerados. Pagar bem os médicos não é nada mais que justo. Mas é preciso pagar BEM. Médico deveria receber salário de político. Como os "poderosos" vão bater o pé e dizer que é exagero, é preciso, pelo menos, aumentar generosamente o salário desses profissionais; porque, se não, eles não se interessam em trabalhar em organismos públicos. Até fazem concurso, mas nada os prende porque o salário não é atrativo.

Em Joinville paga-se R$ 2.300 para um médico (foi o valor que eu vi a prefeitura oferecendo no último concurso público). Salário de miséria. O rendimento deles não deveria ser menos que R$ 5 mil, e tenho dito.

Resolvido o problema salarial, é preciso cobrar do governo estadual mais presença no Hospital Regional e no Hospital Infantil, administrados pelo governo de Santa Catarina. São estes dois hospitais que têm que atender a demanda da região, e não o São José, que é municipal e está cumprindo a função que era do estado.

Mas pensemos nos problemas aqui da cidade, que é o objetivo. Tudo começa com a prevenção. Saneamento básico (que já está em expansão), lixeiras nas ruas (conforme citei no post de ontem) e educação - nas escolas mesmo - de práticas de segurança e saúde, como a etiqueta da tosse e prevenção a DSTs.

Aquelas Agentes de Saúde que passam nas famílias fazendo sondagem da ultima consulta, preventivos, etc, também fazem um bom trabalho. Mas é preciso intensificar.

Depois vem o atendimento básico, com coisas que são básicas e nunca pensadas. Pra começar a instalação de bancos, cadeiras nos postos, para as pessoas aguardarem. Esperar em pé pelo atendimento é o fim da picada. Na sala de espera para o médico até tem bancos nos postos. Mas quando a pessoa está esperando pra ser chamada na triagem, ou na recepção, tem que esperar em pé.
Aliás, organização é o que menos tem nos postos de saúde. A comunicação é improvisada e não funciona. É preciso melhorar isso com o quadro de médicos e vagas e placas padrões com informações importantes para os pacientes. Senha eletrônica para atendimento na recepção e mais espaço para as pessoas.

Ainda nos postos de saúde é preciso acabar com as filas da madrugada. Isso é desumano e injusto. Isso se resolve com a contratação de mais médicos e a reserva de um profissional só para atender casos específicos (como pacientes diabéticos e idosos, que recebem atendimento preferencial).
Os médicos devem ser específicos de um posto de saúde. Deve haver uma equipe para cada unidade, e não compartilhamento, para agilizar o atendimento de todos.

Ainda na unidade básica é preciso efetivação das chamadas "Policlínicas", que são postos de saúde com atendimento de especialistas. Já existem duas na cidade. São necessárias, pelo menos, mais oito. E elas precisam de equipamentos para exames mais específicos, pra desafogar os hospitais e reduzir o tempo de espera por uma consulta com especialista.

Depois da unidade básica temos as unidades de urgência, chamadas de PAs ou UPAs. Em Joinville temos na zona Sul (Itaum), outra no Norte (Costa e Silva) e outra no Leste (Aventureiro). Existe projeto para mais uma unidade no Vila Nova e eu acredito que mais duas ainda sejam necessárias na Zona Sul e outro na Zona Norte, especificamente no Jardim Paraíso.
Um hospital na Zona Sul também deveria começar a ser pensado. Isso iria desafogar o São José, o Regional, atender a crescente população daquela região (que vai crescer ainda mais com a UFSC e a GM) e servir também à população de Araquari, que fica próxima e sempre recorre ao São José.

O São José, aliás, precisa, com urgência, terminar sua ampliação.

O problema é que tudo na saúde é muito caro e moroso. Mas também é o mais necessário. É preciso vontade. Tem coisas que são inadmissíveis: porque é tão fácil aumentar o salário dos parlamentares e os médicos continuam com esse salário injusto para a função e importância deles? Porque se dá tanto valor pra obras gigantescas e sem importância e pouco valor para o que realmente vai tornar a vida das pessoas melhor?
Falta vontade e senso de prioridade. E tenho dito.

segunda-feira, 14 de março de 2011

A Joinville que eu queria: infraestrutura

AS VIAS JOINVILENSES

Joinville tem a maior frota de veículos automotores per capita do Brasil. Ainda assim, a única via na cidade condizente com essa expressiva quantidade de veículos e com o tamanho da cidade é a BR-101 que, é bom lembrar, não está lá a serviço do município, e sim, do Brasil, como ligação entre as cidades do litoral.
Dentro da cidade o trânsito é sofrível. As ruas são escoras: tem lugar pra encostar o carro em todo canto em ruas que já são estreitas por natureza. Pra piorar, a solução mais inteligente para organizar o trânsito que é encontrada pelos órgãos municipais continua sendo o semáforo. Colocado em cada esquina, ele torna o trânsito joinvilense ainda mais trancado e impossível.

Não é difícil, no entanto, encontrar soluções para estes problemas. Precisa somente de vontade política e dinheiro. Além do apoio do empresariado forte da cidade, que deveria trabalhar mais em prol da sociedade e menos em vista dos seus umbigos.
Algumas dessas soluções já estão sendo encaminhadas: a abertura da Almirante Jaceguay, entre o Costa e Silva e o Vila Nova, sendo uma rota alternativa à congestionada XV de Novembro. Esta, aliás, precisa ser duplicada, mas há um projeto de binário que está sendo encaminhado. Também é válido. Assim, o acesso ao Vila Nova vai ficar bem mais digno, rápido e seguro.
É preciso eliminar o estacionamento rotativo de vias que recebem grande fluxo de veículos, como a avenida Getúlio Vargas, a Rua do Príncipe, a Abdon Batista e a Princesa Isabel. Isso daria pelo menos mais duas pistas de rolagem e desafogaria o trânsito, além de evitar aquelas paradas para gente que tenta estacionar por ali. É preciso, no entando, a construção de pelo menos dois estacionamentos municipais, administrados pelo Cartão Joinville - mesma empresa que cuida do estacionamento rotativo - para suprir a necessidade de vagas.
E, claro, os elevados. Já passou da hora de Joinville contar com viadutos. É preciso com urgência um na rua Florianópolis, no Itaum, naquele cruzamento do Terminal do Itaum com o PA 24 horas Sul, um na Beira-Rio próximo à ponte azul da prefeitura e um no cruzamento da Marquês de Olinda com a XV de Novembro, no Glória. A João Colin precisa de uma solução urgente, mas, infelizmente, não cabe um elevado ali.

O TRANSPORTE COLETIVO

Joinville tem um transporte coletivo caro, ineficiente e sem alternativas. É preciso reconhecer que o modelo de integração, onde é possível rodar a cidade com apenas uma passagem, é bom; e que a nossa frota de ônibus tem boa qualidade. Mas isso não basta.
Não dá de ficarmos reféns de péssimos horários de ônibus, e programar a nossa vida em função deles. Não dá de ir trabalhar com tranquilidade, não dá de planejar um horário para chegar em casa e muito menos ir ao cinema com tranquilidade. É preciso mais horários, mais linhas e um valor menor.
Se tem gente que trabalha, término de sessão de cinema e bares que fecham depois da meia-noite, por quê o último ônibus é 0h15 do Centro? Isso tá errado! É preciso ampliar os horários com maiores frequências de viagens.
Estudantes e trabalhadores a caminho do serviço (pra pensar de modo realista) têm o direito de pagar meia passagem. É preciso ter cobradores nos ônibus. E aquela ideia da passagem a R$ 1 aos domingos e feriados é ótima!

Além do ônibus é preciso já pensar numa possibilidade de metrô de superfície. Mas aqui é preciso a união dos municípios vizinhos e recursos estaduais e federais.
Por que metrô?
1 - A quantidade de joinvilenses que trabalham em São Francisco do Sul e Araquari, e vice-versa.
2 - A UFSC e a fábrica da GM que estão a caminho no extremo Sul da cidade.
3 - É preciso pensar que Joinville está crescendo, e vai crescer mais, e continuar só com ônibus não dá. Não terá como suportar.
A ideia é que o metrô saia do aeroporto, passando pela Univille, margeie a Dona Francisca para atender as fábricas da região, passe pelo Terminal Norte até o Centro. Depois vá para a Rodoviária, passando pela Via Gastronômica, e de lá siga o trajeto contornando a BR-101 até a UFSC e a GM. Seguindo em frente, é interessante passar por Araquari e terminar a linha na praia da Enseada em São Francisco do Sul. Com isso, o metrô atenderia os estudantes de quase todas as grandes faculdades e universidades da cidade, passaria pelas proximidades dos terminais de ônibus para fazer a integração, atenderia os trabalhadores das indústrias das zonas norte e sul e serviria de atrativo turístico para quem viaja às praias de São Chico nas férias (evitando o trânsito da BR-280), ou vai dar uma passada na Via Gastronômica com os amigos.
Além, é claro, de ser um serviço pra quem usa o deslocado aeroporto (que sofre com os horários da linha de ônibus que o atende) e a rodoviária.

A ligação pelo Rio Cachoeira com São Francisco do Sul precisa de uma solução urgente! É uma ótima alternativa para diminuir o trânsito na BR-280 e serve como potencial turístico, inclusive. É preciso investimento para que as pessoas troquem a rodoviária pelo transporte aquático.
Mas é preciso desassorear o Rio Cachoeira, melhorar o cais perto do Mercado Municipal e dar condições para navegação. Isso é básico.

ENCHENTES

As soluções para as enchentes em Joinville estão longe de ser definitivas porque isso é natural de uma cidade que é parcialmente aterrada, é mangue e está no nível do mar. Mas não dá de usar isso como desculpa para não fazer nada.
Os piscinões para escoamento de água - existentes em São Paulo, por exemplo - são uma ótima alternativa. E, ao que parece, os recursos já foram liberados para a construção.
A modernização na rede pluvial e de esgoto também estão sendo feitas, e são importantes. Além da limpeza das bocas de lobo. Constantes. Não como são feitas hoje, somente no pós-enchente.



É preciso desassorear os córregos e retirar, aos poucos, as famílias que moram às margens dessas vias aquáticas.
Mas uma solução que, não sei por qual motivo, não ganha importância na cidade são as LIXEIRAS. A desculpa da Ambiental, antiga Engepasa, que cuida da coleta de lixo da cidade, é que não tem ninguém para "cuidar" dessas lixeiras das ruas. A prefeitura também não quer se responsabilizar. Mas que diabo!
É preciso lixeiras. Aos montes! A cada cinco metros. Muitas lixeiras. Lixo na rua é porquice e sinônimo de enchentes. E acima das lixeiras, cinzeiros. Os fumantes vão respeitar? Talvez - quase com certeza - que NÃO. São quase todos uma cambada de porcos. Mas aos educados haverá onde depositar sua chepa de cigarro.

As melhorias para a rodoviária e o aeroporto vou deixar para o post de turismo. Este já ficou grande demais. Até o próximo!



CRÉDITO DAS FOTOS:
Trânsito na João Colin: Fabrizio Motta - jornal A Notícia
Terminal de ônibus: Salmo Duarte - jornal A Notícia
Enchente em Joinville: Orides Tomkiel Zmovirzynski - blog Falando Dormindo

sexta-feira, 11 de março de 2011

A Joinville que eu queria


Joinville fez aniversário esta semana e, como bom joinvilense, preciso escrever sobre. Sei que muitos (muitos não, né?, porque quase ninguém lê isso aqui), mas... bem... continuando: alguns dos que me leem não são de Joinville; mas eu gosto e preciso falar daqui, afinal, é o lugar onde moro e onde vou morar até um futuro próximo (e breve, espero). Até quarta-feira que vem (espero), que é quando se completa uma semana do aniversário da cidade, postarei melhorias simples, mas que deixariam Joinville mais bonita, humana, agradável, próspera e feliz.
As propostas são:

* Infraestrutura: transporte aquático para São Francisco pelo Cachoeira, metrô de superfície, readequação do modelo de transporte coletivo, elevados e alargamento de ruas, melhorias no aeroporto e na rodoviária e projetos de prevenção às enchentes.

* Saúde: Conclusão do Hospital São José, efetivação das policlínicas, valorização dos médicos, mais Pronto Atendimentos 24horas, melhorias nos postos de saúde, saúde preventiva e hospital na zona Sul.

* Cultura: melhorias no Complexo Cultural Antarctica e na Estação Ferroviária, o Teatro Municipal, estruturação da rota dos museus, adequação do Centreventos para seu verdadeiro fim e da Biblioteca Pública.

* Turismo e lazer: efetivação dos parques de Joinville, fortalecimento do Barco Príncipe, aproveitamento da proximidade com São Francisco do Sul.


Nos próximos posts eu vou esmiuçar o que penso sobre cada um desses tópicos, que são os pontos que mais me incomodam em Joinville. Não, não estou me candidatando a prefeito de Joinville. São apenas coisas que sempre penso e pensei, mas nunca expus. Essa é a chance de mostrar que, apesar de querer sair daqui por N motivos, tenho carinho por esta cidade e quero lhe ver bem.