quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Os lançamentos de Katy, Gaga e Britney



Vou falar dos novos (e mais recentes) lançamentos de três das maiores cantoras pop da atualidade: Katy Perry com Roar, Lady Gaga com Applause e Britney Spears com Work Bitch. Em comum, está o desejo das três em não arriscar; não fazer mudanças bruscas nas suas devidas sonoridades. Especialmente Katy Perry e Britney Spears. 

Ainda que essa reflexão tenha começado dessa forma, este não é um texto comparativo. É, quem sabe, uma espécie de “balanço”. Não tenho o objetivo de colocar no mesmo patamar, nem depreciar ninguém. Também não sou especialista: tudo é apenas a minha humilde opinião de alguém que gosta e acompanha o trabalho dessas três grandes vozes do pop internacional.


Katy Perry - Roar
Katy foi a primeira a lançar o single do seu novo álbum, Prism, e retornou com uma música fácil, de refrão contagiante e, posteriormente, um clipe engraçadinho e lúdico. Essas coisas soam familiares? Exatamente, lembram muito o antecessor Teenage Dream.

O que causou contrariedade em muita gente é que, nos teasers de divulgação de Roar, a nova música – e principalmente o novo álbum – eram caracterizados como trabalhos completamente díspares do mostrado no último trabalho de Katy. A peruca azul foi queimada, os doces enterrados e, ao final de tudo isso, surge um single totalmente “aplicável” a Teenage Dream. 

Também teve toda a confusão quanto a um possível plágio de Brave, ótima canção de Sara Bairelles. Uma suposição completamente tosca por vários motivos: a não ser pelo teclado demarcando o tempo nas estrofes de ambas as músicas, elas em nada se parecem. Brave, aliás, foi lançada em abril: quatro meses depois da finalização de Roar, segundo os produtores de Katy e a própria cantora. Sara, aliás, também achou a comparação absurda numa das entrevistas concedidas por ela em que o assunto surgiu na pauta.

Enfim, Roar pode até não ser tão diferente do que ouvimos em Teenage Dream, como as pessoas esperavam. Mas é uma ótima canção, contagiante, marcante, com vocais excelentes e uma produção magnífica.



Lady Gaga – Applause
Gaga anunciou o seu retorno de uma forma bem... Gaga. Bom... segundo prometido pela cantora, a lua entraria em eclipse solar, todos os vulcões do planeta entrariam em erupção ao mesmo tempo e os extraterrestres se revelariam. Ok, exagero. Mas, enfim, ela prometeu aquela revolução da música, que seria uma explosão de sei-lá-o-quê e... bem, a gente sabe e já previa, nada disso aconteceu.
Applause é uma música boa, criativa e, ao contrário do que dizem os haters, não é uma súplica de Gaga por atenção e aplausos. Eu achei, na verdade, uma canção que demonstra justamente aquilo que qualquer pessoa que trabalha com arte quer. É o combustível motivador para cantores, atores, musicistas, bailarinos, enfim... Quem trabalha com arte, cultura, vive de aplauso. Neste sentido eu acho a letra até uma representante da classe. Achei digna.

A batida também é excelente. O pop de Lady Gaga fica cada vez mais refinado. Embora as músicas do The Fame, com um ponto alto em The Fame Monster, tivessem sido mais “tragáveis” ao grande público, elas eram, também, mais “farofas”. Em Born This Way, a Mother Monster já trouxe canções mais bem produzidas e com arranjos e vocais mais complexos. E Applause é uma demonstração de que a musicalidade de Gaga está evoluindo sempre mais, apesar de suas extravagâncias.



Britney Spears – Work Bitch
Britney se revelou, em seu retorno, mais marqueteira do que foi em Femme Fatale. Colocou uma contagem regressiva em seu site, disparou sutis declarações nas redes sociais, liberou os comentários dos produtores e compositores que estão trabalhando no novo álbum e, claro, contou com a ajuda dos paparazzi documentando todos os seus passos.

Um dia antes da estreia oficial, eis que vaza Work Bitch. E o que era pra ser uma música com nova sonoridade, uma letra mais consistente que não ficasse falando só de paparazzi e pista de dança – coisas prometidas pelos seus produtores – se mostrou exatamente isso: um vazio na letra e no ritmo.
Na balada ela vai funcionar. Os aficionados por música eletrônica – aqueles para os quais letra e voz são apenas artigos de luxo numa canção – também vão se acabar. Mas para qualquer pessoa que seja um pouco mais crítica e menos paga pau de Britney Spears, ficou a decepção. A música é o Will.I.Am – principal produtor do álbum – cuspido e escarrado. Britney não canta: fala. E não há nada de novo. Mesmo no gélido e impessoal Femme Fatale, a princesa do pop trouxe elementos novos para a sua música logo de cara, com o dubstep em Hold It Against Me.

De repente, o pior dessa história com a Britney Spears seja a expectativa criada em torno de um novo trabalho dela. Ainda tenho a esperança que as outras músicas do álbum sejam mais maduras. O que imagino é que Britney tenha ficado com medo de errar, de não conseguir boas colocações em meio a tantos lançamentos de gente de peso. Aproveitou o sucesso estrondoso da péssima Scream & Shout para garantir-se no topo dos charts e lançou uma farofa autotunada para garantir seu espaço.