Hoje, pela primeira vez na minha vida fui num estádio de futebol para acompanhar uma partida. Na verdade não foi a primeira vez, mas que eu me lembro, sim.
De lá tenho muitas concusões a tirar. A primeira é que nem é tão ruim quanto parece, mas como diz a música (sei lá se essa frase é uma música) "Nem tudo são flores".
O time tava ruim. Pra vocês saberem de quem falo, era do Joinville Esporte Clube, ou JEC. Depois de uma semana conturbada onde jogadores do time se meteram em bagunça e foram parar na delegacia recebendo, cada um, diferentes punições, não se parava de falar nisso. Era engraçado pra não dizer enjoado. Qualquer erro no time alguém berrava: "Vai beber cachaça, seu pinguço!" ou "Se tivesse um pandeiro no gol do adversário o JEC tava ganhando: iam todos correr pra lá". Mas isso são particularidades desse jogo.
Analisando coisas que existem em todos os jogos de futebol podemos observar que: estádio de futebol deveria ser proibido para menores de 18 anos; a quantidade de palavras são mínimas se comparado com a quantidade de palavrões. Sem contar que você sai de lá um xingador profissional! Cada um tem um jeito mais criativo de xingar que o outro. É muito interessante isso! Rende uma monografia!
A torcida: é lindo de se ver. Quando há paz e alegria como único tempero. A torcida organizada cantava, animava, batucava e era tudo muito bonito. Ali via-se um jeito bonito de gostar de futebol.
Tem também os aplausos. Eu não sabia que a torcida aplaudia a cada lance bom. Pra mim isso era coisa de tênis. Futebol é mais povão! Capaz que sairão aplausos de lá! Mas acontece! E não é da área VIP não! É o povão da arquibancada que apaude! Muito educado isso, se, quarenta segundos depois não houvesse um disparo lá de trás gritando: "Seu filho da pu**, vai tomar no teu c*!"
O jogo, no geral não tava nada de belo. Parecia pelada que vemos muleques jogarem na esquina da nossa rua, mas deu pra ampliar minhas percepções sociais: foi mais uma para minha bagagem.
Vou voltar sim! No geral não é ruim! Bem que futebol podia ser programa de nerd também, mas não é. De qualquer forma, é bom sair da rotina!
O resultado? Ah, é verdade! Tem que dizer o resultado né? Bem, pelo que eu me lembre foi 3x1 para o JEC. Nossa! Mas eu nem falei quem jogava contra o JEC né? Vamos consertar isso aqui:
O JEC jogou nesse sábado, 26 de janeiro, na Arena Joinville mais uma partida pelo Campeonato Catarinense. O time da casa venceu o visitante por 3x1 e agora precisa de mais uma vitória contra o Criciúma, próximo adversário, se quiser chances de boas colocações na tabela do campeonato.
Bem, não sei se fui bem. Uma coisa eu tenho certeza, eu não sirvo pra jornalismo esportivo! :), mas se sou brasileiro, pelo menos um pitaco posso dar né? Apaixonados pelo futebol e carudos em todos os momentos; são as características do brasileiro. Eu sei que pelo menos a segunda eu tenho!
Abraços ao meu amigo Giba! Meu parceiro de estádio! hehe
E não deixem de visitar: http://julianoreinert.blog.uol.com.br
Um comentário:
Um dia num estádio! Tempos que não vou ver um jogo de futebol. Pra falar verdade, só fui uma vez. Interessante a análise que você fez! Uma análise do comportamento dos torcedores, deixando o jogo mais em segundo plano.
E o seu time ainda ganhou! Os pinguços jogam bem por sinal! =D
Até mais!
Postar um comentário