domingo, 3 de agosto de 2008

Criança Esperança. O que é verdade e o que é mentira?


Vou abster-me de emitir opiniões agora. Só gostaria que vocês lessem o material que disponho aqui e ponderem que:
*Uma mentira milhonária, acredito eu, não pode ser tão escondida por tanto tempo.
*Será que entre os artistas e esportistas envolvidos há tanto sinismo assim de sair mentindo desse jeito?
*Mas a história da Rede Globo nos faz pensar mal...
Enfim, analisem e comentem as conclusões...

APOIE A CAMPANHA NO CATARSE PARA PUBLICAÇÃO DE EM BUSCA DO REINADO!

Transcrição da resposta da Rede Globo aos boatos que circulavam pela internet no ano passado:
Doações para o Criança Esperança são descontadas do Imposto de Renda da TV Globo.
A VERDADE: A Internet, que surgiu com a aparência de espaço maior da liberdade de informação, está também se transformando num valhacouto a serviço de toda sorte de interesse. Não só através da disseminação irresponsável de informações falsas, mas também por fazer uso do nome de pessoas que sequer têm conhecimento da natureza perversa dessas iniciativas. Assim, surgem "correntes" - aparentemente de origem segura ( essa vinda "de um amigo que trabalhava na Globo" é típica...) que provocam estragos irreparáveis na imagem de terceiros, sem que haja instrumentos legais de reparo. O nome de pessoas de bem, profissionais responsáveis de empresas sérias e seus respectivos correios (inclusive os funcionais, que dão uma credibilidade maior ao conteúdo ) está sendo aproveitado para atingir, mais do que a TV Globo, um projeto da maior seriedade. Mesmo acreditando na lisura de todos os copiados nessas correntes, temos por princípio zelar pela dura e desigual - uma vez que o ataque é muitas vezes gratuito e covarde pelo anonimato - tarefa de tentar restabelecer a verdade. Aliás, quem montou essa versão mentirosa nem seu deu ao trabalho de elaborar algo mais consistente.Eis os esclarecimentos:
1) O Criança Esperança é gerido pela Unesco e não pelo Unicef.
2) A arrecadação nunca chegou aos valores citados. Infelizmente.
3) Num emocionante exemplo de solidariedade, a maioria esmagadora dos doadores vem da população que sequer tem renda para declarar, muito menos imposto a abater. Quem diria computador para espalhar boatos maldosos...
4) TODA a arrecadação, como é exaustivamente mostrado nas campanhas, é depositada diretamente em conta da Unesco. Não entra um tostão na TV Globo. Assim, não existe repasse algum da Globo para ninguém.
5) A Globo sequer recupera comercialmente os enormes gastos que tem com elenco, produção e veiculação do programa e das campanhas de arrecadação.
6) Mesmo sendo de interesse público, doações a entidades internacionais simplesmente não são dedutíveis de Imposto de Renda!!!
No caso do Criança Esperança, ainda mais importante do que a relevante arrecadação pela Unesco direcionada em projetos no Brasil, destaque-se a mobilização permanente que a TV Globo promove em torno de temas de interesse da infância e da adolescência.Data vênia, acreditamos que se o Criança Esperança se limitasse a esse trabalho de comunicação social já se justificaria.Em que pese esse reconhecimento por parte de órgãos do chamado Terceiro Setor, essa é mesmo uma avaliação subjetiva. O fato é que o responsável pela elaboração desse texto em relação ao Criança Esperança é um mentiroso ou no mínimo um desinformado leviano.Peço desculpa pela tamanho e pela veemência na resposta, mas essa calúnia atinge não só a TV Globo (e por tabela a Unesco, que pactuaria com essa manobra fiscal), mas centenas de colegas que se dedicam aos nossos projetos sociais.Se quiserem mais detalhes, eis o endereço eletrônico desse projeto: http://criancaesperanca.globo.com/.
Central Globo de Comunicação
Documento da Unesco com a resposta:

Bem, o espaço é de vocês!

APOIE A CAMPANHA NO CATARSE PARA PUBLICAÇÃO DE EM BUSCA DO REINADO!

6 comentários:

Breno C. disse...

Dessa vez você foi num ponto importante. Apesar do texto, ainda desconfio da Rede Globo. Sabe aquela história do menino e o lobo, que tem como moral a máxima: "coitado do mentiroso, mente uma vez mente sempre, e mesmo se for verdade ninguém vai acreditar", pois acho que ela se aplica muito bem a Rede Globo. Todos sabemos que a Globo vem tendando nos iludir desde a época da ditadura, então porque acreditar agora no Criança Esperança?

Camila :) disse...

=]
ée sempree boom sabeer disso neh ahuahuahua ^^


http://imensidadx3.blogspot.com/

Alessandra Castro disse...

Oh nossa. Ia morrer sem saber de tais informações, quando criança costumava implorar p/ meu pai ligar e talz, é vergonhoso ver que então, tudo é meio desvirtuado. Mas hj em dia o que naum é?

Anônimo disse...

Certas pessoas me dão raiva!!! Parecem que nem lêem as coisas.
Preferem acreditar num e-mail sem fontes do que num documento vinculado à ONU.

Quem são essas pessoas que frequentam seu blog, hein? Me diz que não são seus amigos!

Anônimo disse...

a ONU é aquela organização politica que apoia os Estados Unidos a invadir o oriente médio né...... é da pra confiar neles concerteza!!!!................BOBINHO ESSE MENINO

Anônimo disse...

Até onde sei, a ONU não apóia invasão nenhuma. Muito pelo contrário: ela tentou proibir a guerra.
Mas no fim das contas o comitê de segurança se mostrou apenas simbólico, pois o governo norte-americano passou por cima da proibição.