sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mulher morre enquanto pastor tenta curá-la orando

Eu confesso pra vocês, antes de mais nada, que uma das discriminações que eu faço (não diria preconceito, porque já é um conceito formado) é com evangélicos. Digo isso porque é preciso ficar bem claro a minha posição, diante do que vou falar.
Porém, eu procuro respeitar. Se existe um valor do qual eu prezo é o respeito. E apesar de não concordar com muitas práticas, opiniões, atitudes e peculiaridades dessa vertente religiosa, eu respeito.
É necessário dizer, também, que eu tenho muitos amigos e colegas evangélicos e os amo. Da mesma forma, existem evangélicos que o são, mas que não importunam a vida dos outros, e não são esses que me incomodam. Na verdade, o que me incomoda não é uma pessoa ser evangélica, mas sim, ser fanática. Um fanático religioso está entre os piores tipos de seres humanos que podem existir. E aqui me refiro a todo o tipo de fanatismo religioso, e não especificamente aos evangélicos. Mas em qualquer cultura, fanatismo é prejudicial.
E aqui entra o que eu quero dizer:

Pensem comigo: uma pessoa com problemas cardíacos, portadora de marcapasso, necessitada de atenção médica constante cai, desmaia, passa mal. Qual a sua atitude? Respondeu certo quem disse: "chamar socorro médico".
Pois é, mas não foi isso que os fiéis - e especialmente o pastor - de uma Igreja do Evangelho Quadrangular, em Joinville, pensaram. Para eles, orar iria fazer a enferma ficar melhor.
Foi daí que transferiram ela para o altar e depois para uma sala reservada. E continuando a orar. E depois de muito suplicar sem resultados, a mulher morreu.
Quando o atendimento médico chegou, somente 50 minutos depois do mau-súbito, a vítima ainda estava viva, mas os socorristas não conseguiram mais fazer nada. Detalhes do ocorrido você pode ver neste link.

Esse tipo de gente vive num mundo de hipocrisia e preconceito e pensa que Deus compactua com tudo isso. O caso da mulher morta durante o culto em Joinville, que acabei de relatar, é só mais um exemplo.
Vivemos em um estado laico, no entando, existe uma bancada evangélica na Câmara dos Deputados para atender os benefícios exclusivos de tal população, tirando de toda a sociedade brasileira tantos outros direitos que não condizem com os princípios evangélicos.

Jesus foi claro na mensagem que veio trazer. Ele disse que iria deixar apenas dois mandamentos: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Nisso se resume toda a lei e os profetas (Mateus, 22, 34-40). Estas são palavras de Jesus. E a cada dia os evangélicos abrem uma nova igreja, com placa diferente (com motivos financeiros óbvios), uma nova "luz" à Bíblia e inventam um demônio novo a cada instante.

Ontem eu acompanhava o twitter da cantora gospel Ana Paula Valadão, e ela ensinava a lidar com o "espírito de Jezabel". Alguém pode me mostrar onde estão essas orientações na Bíblia? De onde os evangélicos tiram tanto demônio, tanto encosto e preconceito?

Pra finalizar, só tenho mais uma coisa a dizer: Jesus vai estar voltando no céu e os evangélicos ainda estarão tentando descobrir quando que o "chip" vai começar a ser implantado nos seres humanos.

Bando de hipócritas! (Mateus, 6, 5s) - E foi o próprio Jesus que disse isso.

7 comentários:

Anônimo disse...

Primeiramente, gostaria de criticar você por colocar a foto do R. R. Soares ao fim do seu texto. Ele está usando sabiamente o dinheiro dos fiéis para a construção do seu próprio canal de TV e isso, no futuro, pode me render um emprego. Costumo chamá-lo de Silvio Santo do Senhor (as vezes Pastor Sílvio Santos, mas o primeiro é mais divertido). Portanto não fale mal dele!

Ok, brincadeiras à parte, vamos à parte séria!

Não vou generalizar, dizendo que não gosto de evangélicos, porque em alguns poucos eu confio e sei que têm um propósito justo. O que realmente me incomoda são os fanáticos, aqueles que vêem suas próprias razões como a verdade única, que não se dobram a nenhum argumento e que não contra-argumentam. Aliás, esta técnica é fantástica. Basta eu argumentar com algum fanático sobre o FATO de que o mundo NÃO vai acabar em 2012 e ele responde em relação aos meus argumentos: "é isso que eles querem que você pense"! E pronto, não mais como argumentar. Tudo o que eu disse cai por terra com uma única frase deles. Fico fascinado e estou até pensando em usar a mesma técnica com algumas pessoas.

Eu estou ficando com cada dia mais medo desse fanatismo todo. Tenho acompanhado na internet, princpalmente no YouTube, várias discussões sobre a dominação global, a Nova Ordem Mundial, a vinda do Anti-Cristo e o fim do mundo em 2012, tudo isso tramado pelos maçons, os Illuminatti, os bilderberg e cia. ltda. Aviões que lançam rastros químicos no céu, a despopularização do mundo para apenas 500 milhões de habitantes (aliás, gosto muito dessa idéia, mesmo que seja eu uma das vítimas), envenenamento da água com flúor (que serve para dominar a mente) etc etc etc.

Eu não sei de onde os pastores tiram tantas asneiras - que eu, leigo que sou, consigo refutar com poucas palavras. No entanto, existem pessoas que não são apenas leigas, são completamente ignorantes (90% do mundo) e caem fácil na lábia desses novos Hitlers que pipocam a cada templo, se dizendo o novo salvador, o guia para levar os homens à Cristo e bla bla bla. Esses homens (meros homens, que não têm poder algum) pregam que o demônio é mais forte que Deus e ninguém percebe isso, afinal, os seguidores do demo são as pessoas mais poderosas do mundo enquanto nós, seguidores fiéis de Deus, somos pobres-coitados que nada podemos fazer, apenas orar pela nossa salvação.

O que ninguém percebe - e aí entra o medo que citei acima - é que os verdadeiros Senhores do Mundo, os verdadeiros Illuminattis, são esses mesmos pastores contam todas essas histórias. São eles que estão dominando as mentes das pessoas e armando uma guerra silenciosa que, cedo ou tarde, irá explodir em todo o mundo: uma nova guerra santa, desta vez de cristãos contra cristãos.

Mas isso, claro, só na pior das hipóteses. Na melhor delas, eles vão apenas continuar roubando os pobres e se enriquecendo da fé e da boa-fé alheias.

Anônimo disse...

Respondendo à sua resposta:

É sempre um prazer acompanhar seu blog. Não são todos os posts que eu leio, afinal alguns falam exclusivamente da sua cidade. Mas quando o assunto é generalizado, sempre faço questão de saber qual a sua opinião, até porque sempre divimos a mesma.

E obrigado por ser meu fã! xD

Alexandre Perger disse...

Como sempre digo, o problema não está nas pessoas e sim na instituição que leva as pessoas a tomar certas atitudes como vimos nesse caso. As pessoas procuram as igrejas para procurar algum tipo de ajuda e encontram pastores dispostos a roubá-las com a promessa da cura.

Anônimo disse...

MINHAS REFLEXÕES

Primeira Parte:

Não quero ofender aos meus irmãos, nem muito menos "lavar as nossas roupas sujas" pela internet com ninguém. Mas devo dizer alguma coisa, porque me sinto responsável diante Deus e de Seu povo, e o povo do Mundo, em cumprir com o meu apostolado.

Ninguém de nós, nem católico nem evangélico, nem Silas Malafaia (que segundo o que diz aqui se apresenta como "não evangélico") têm qualquer direito de opinar ou comentar tal episódio, porque, ou somos DIVISÃO DA IGREJA, ou com certeza EXPRESSÕES DIFERENTES DA MESMA IGREJA.

1) Nenhuma instituição-igreja do Mundo, sozinha, preenche os requisitos do desenho de igreja de Cristo projetado na Bíblia. Sequer as "sem nomes". Entretanto, A Igreja é a Noiva de Cristo, não nossa. Não temos nenhum direito de ficar criticando-a, posto que, para ser no mínimo algo menos burro, precisaremos reconhecer que essa verdadeira igreja ESTÁ EN TODAS as igrejas dos homens. Só Cristo pode saber quem é membro de Seu Corpo; nós apenas podemos julgar na base da formação intelectual e espiritual de cada um, e respeitar a organização-igreja dos outros, e não denunciar a todos, como que fundam elas por interesses financeiros egoístas, pois, isto é mentir à Sociedade, e fazer a de Pilatos, tendo uma atitude supra-hipócrita ao pretender passar como ‘o correto’ ou pelo menos, ‘o melhor de todos’.

2) Cada denominação evangélica tem as suas regras e organizações. O Apóstolo Pedro mandou OBEDECER às instituições humanas. Se não queremos obedecer uma determinada instituição-igreja, não nos filiamos a ela, e pronto! Mas, tampouco temos direito de ficar julgando o que acontece no interior das instituições dos outros. E tenho certeza absoluta que a Direção da igreja, ou quem sabe até a Convenção de Santa Catarina já deve ter tratado o caso responsavelmente como lhe comum fazê-lo.

3) Fazia falta que o Mundo ouvisse ao Malafaia falando contra outros, ou contra certas práticas, ou acidentes ou incidentes impróprios ao cristianismo para saber a verdade? Quem lhe ORDENOU Juiz dos próprios irmãos, e para pior, diante o Mundo, e não no meio do povo de Deus? É Ele jornalista? Esteve no lugar dos fatos, enviou lá uma equipe? Há! Saiu no Jornal! Mas, e a Mídia? Pode servir-nos de referencia para julgar aos irmãos? Não me atrevo revelar o que eu, com 48 anos de servir ao Senhor, sem parar, e com 38 de jornalista, discirno atitudes tipo “Sancho Pança e Dom Quixote da Mancha” no nosso irmão Silas, porém, devo advertir o povo de Deus a hoje se cuidar, como nunca antes com o que ouve e vê na Mídia.

4) Se alguém sair em defesa do irmão Malafaia, quero falar agora como alguém que conhece estratégias espirituais da Batalha Cristã no Mundo: Esta não se ganha quando um valente do povo de Deus sai e põe o peito pela TV e agride aos próprios companheiros na guerra contra o Inimigo. O texto bíblico central em que se nos instrui a batalhar contra o Diabo, está no contexto da igreja, e a carta foi escrita para a igreja, não para os valentões que "Deus levanta" cada vez que um deles cai, e daí cada um edifica o seu sucesso sobre as cinzas do anterior. Todos os que foram para a TV no Mundo inteiro fora do contexto da UNIDADE DO ESPÍRITO, caíram e deixaram o Evangelho ainda muito pior que o caso que ele relata segundo o que aqui se publicou.

Podem jejuar pelos valentões. Podem encher os seus templos e ofertarem milhões de dólares para mantê-los em pé. Se forem verdadeiros SERVOS DE DEUS, o Senhor não precisa de nossa ajuda. Para Ele, está em pé ou cai, mas, poderoso Ele é para fazer-lhes estar em pé.

Anônimo disse...

Segunda Parte:

4) Qualquer igreja evangélica no Brasil, é muito mais honorável que a do irmão Malafaia. Falar da IEQ? Pertenço a M.A.G. da Espanha (Ministérios Apostólicos Globais), e ministro em toda igreja cristã evangélica trinitária incluída a IEQ, onde conheço muito bem o zelo dos quadrangulares em manter a sobriedade, e o seu mantimento do Nome do Senhor e do Testemunho de igreja bíblica, e como servo de Deus que sou não ousaria tal atitude como a do pastor da matéria postada aqui. Até neste caso, meu caro irmão Silas, não quisera que fosse por este meio a minha reflexão, mas, há um princípio na Bíblia, e que eu, como jornalista e sociólogo respeito à risca: Se o caso se torna de estado público, também as reações devem ser públicas.
5) Para Silas, fanatismo é um pecado maior que a sua discriminação.
6) Ele também julga aos deputados evangélicos defendendo aos ímpios contra a interpretação “evangélica” destes Deputados. Não sou brasileiro, mas ainda quando não estou fazendo um trabalho dedicado quando devia consultar o Código Civil Brasileiro, me consta que essa fala do irmão Malafaia no mínimo merece o repudio público da Bancada Evangélica em questão.

Anônimo disse...

Terceira e Última Parte:

7) Os Evangélicos, nas palavras do Malafaia, segundo o site que as publica, e que consta no cabeçalho desta copia e comentário meu, pertencem a “um mundo de hipocrisia e preconceitos”.
8) Aqui também ele ofende o honor de uma “cantora gospel” e de dois pastores, ao postar as suas fotografias, sem os esclarecimentos do caso, segundo as regras do jornalismo.
9) “Os Evangélicos são ignorantes, supersticiosos e um bando de hipócritas”, informa Silas Malafaia.
... E fico pensando no berço do qual ele vem, e na “igreja” que ele configurou à sua imagem e semelhança. Nos milhões de ovelhas do Senhor e cabritos que o seguem, maioria “evangélica” que ofertam para mantê-lo em pé, enquanto milhares de santos se congregam em muitas IEQs do Brasil e em mais de duzentos países do Mundo (quase todo o Mundo), e muitas outras igrejas “evangélicas” salvando, curando, remindo, reconciliando e até ressuscitando mortos, enquanto ele bate a quanto moinho de vento os vê por ai, procurando levantar o seu reino, sem ser católico nem evangélico, nem da Assembleia de Deus histórica e abençoada que conhecemos, mas sim da “Assembleia de Deus Vitória em Cristo”.
Grande favor o irmão faz a Cristo, e à Sua igreja!
Ainda quando pertence ao segmento da igreja conhecido como Evangélico, criticado e arrebentada pelo irmão, me uno e me solidarizo com “o bando” para pedir a Deus por juízo para com o Malafaia no banco dos réus, e misericórdia para esse grande povo que o segue.
Por outra parte, me uno também com os intelectuais, profissionais e os honoráveis deputados do mesmo “bando”, tanto da IEQ quanto de todo o segmento, para declarar, (embora apenas da minha parte) que não aprovamos ao Silas Malafaia nos seus delírios messiânicos, nem o autorizamos a nos representar em nada, pelo menos por ser de fato evangélicos, e não nos envergonhar de ser, ainda quando os que não o são continuam entre nós mudando de cor a cada ocasião, como o camaleão.
Justo Jorge Aranda (Tito Berry)
Sade (Mat. 7062) Argentina.
Mediador
Tanatólogo
Sociólogo
Apóstolo
Y acima de tudo, Cristão Evangélico.
realityministrie@hotmail.com

Juliano Reinert disse...

O amigo aqui de cima entendeu tudo errado. E ainda se diz jornalista!

Jornalista que não checa a autoria do texto nem a segmentação do blog.

Pois explico: este não é um blog jornalístico. É um blog sobre assuntos diversos que contém reflexões acerca de atualidades, notícias, movimentos sociais, cultura E (mais importante de tudo) PESSOAL.

E quem aqui escreve NÃO É o Silas Malafaia, que o amigo tanto critica veementemente, como se fosse o autor destas palavras.
Quem aqui escreve é um recém-formado jornalista chamado Juliano Reinert, eu. E repito: ESTE NÃO É UM BLOG JORNALÍSTICO, mas PESSOAL.

Bem eu dizia que o fanatismo é um problema e é prejudicial. Tanto fanatismo que o amigo nem se atentou, como eu já disse, a questões básicas do texto, como o autor e o local onde ele está postado.

Também não compreendeu que o centro do texto não é o fato. O fato ocorrido (a morte de uma fiel da Igreja Quadrangular) é uma exemplificação de um problema maior: o fanatismo religioso, objeto da reflexão aqui publicada.

Não estou falando mal de ninguém especificamente.

E mais: questionou-me o uso das fotos aqui postadas. Claro! Não sendo brasileiro, não vai nem entender que se tratam dos pastores mais criminosos (judicialmente falando mesmo) do Brasil, INCLUSIVE O MALAFAIA (a primeira foto), que o amigo tanto critica neste comentário!
E ainda quer dar pitaco na nossa política! Pode isso?

Sim, meu tom é áspero. Mas só é assim porque fui ofendido neste mesmo tom. E ainda por uma pessoa claramente desinformada.
Só lamento.