sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Você Precisa VER: Lady Gaga - The Monster Ball Tour

Impressionados por eu estar indicando Lady Gaga? Pois é! Até eu tive este sentimento de mim mesmo. Continuo com os mesmos pensamentos que expus neste post. Mas fiquei surpreendido com o resultado do mais recente lançamento da Mãe Monstro: "Lady Gaga - The Monster Ball Tour at Madison Square Garden". Por isso, na reestreia do Você Sabia, este andarilho que vos fala recomenda este registro (em DVD e Blu-ray) a todos os apreciadores de música pop.
O DVD começa com uma espécie de interlúdio encenado (que não faz parte do show), onde Gaga entra em uma espécie de mercearia e pede um café com leite, a caminho do Madison. Em seguida, uma rápida cena dos bastidores (quase de certeza também encenada) e, logo, a cantora mais estranha da atualidade já aparece no palco cantando a animada e explosiva "Dance in The Dark", numa performance incrível.
Aliás, Gaga não deixa a desejar em nenhum momento. Canta muito bem, dança demais, faz piruetas e, mesmo diante de tanto agito, controla a respiração de modo invejável. Além disso, diferente de muitas musas pop por aí (a maioria resolveu agir ignorantemente nos últimos tempos), Gaga interage com o público, conversa e anima a gigantesca plateia.
Gaga em uma das suas extravagâncias: o banho de sangue
Ao mesmo tempo, porém, que essa interação é louvável, por vezes ela acaba se perdendo, e passa minutos intermináveis falando. Mas o principal problema do show é mesmo as extravagâncias: ela toma banho de sangue, faz uma ceninha desprezível no interlúdio de "Alejandro", se empolga de modo ridículo em "You and I" e por diversas vezes quer dar uma de Celine Dion, sustentando uma nota por vários segundos. Claro que o resultado disso não é bom.
Mas afora estes detalhes, o registro é excelente. Especialmente pela edição, completamente bem realizada, que valoriza as cenas no palco, as performances de Gaga e a reação do público, sem prejudicar nada. Além disso, o show, em si, é carregado de simbologias que o tornam complexo e instigante. Mesmo o banho de sangue tem um significado que, claro, ela não explica. Mas é a intenção de nos levar à reflexão sobre todas as atitudes tomadas no palco que tornam este trabalho de Gaga tão interessante.
Gaga interagindo com a plateia. Ela ilumina o fã escolhido
para conversa com um cajado
O problema é nos atermos às reflexões quando tudo parece tão absurdo. Um absurdo bom, que vale a pena ser visto.

Além da já citada "Dance in The Dark", destaque para "Just Dance", "Boys, Boys, Boys", "Monster", "Poker Face" e "Born This Way", cujo álbum ainda não havia sido lançado quando o show aconteceu.
Nos créditos finais, se o show não foi capaz de lhe convencer, Gaga prova o porquê seu novo trabalho merece ser visto. Eu garanto: vale a pena!

3 comentários:

Randal disse...

O show é muito bom. Lady GaGa tem tudo para ter o mundo em sua mão(se é que já não teve, em seus tempos de the fame) mas passa sua mensagem de forma errada. Encontrei seu blog por acaso, e estou honrado com o feliz acaso :)

Sidney Gaga disse...

Gaga rulez dapopnation!

Juliano Reinert disse...

Olá, Randal!

Fico feliz que tenha gostado do blog! Obrigado pelo comentário e sinta-se à vontade para voltar.

Forte abraço!