domingo, 10 de maio de 2009

A infeliz hipocrisia

A coisa que mais detesto em um ser humano é ele "se achar". Isso é algo que definitivamente não me passa na garganta. É intolerável. Agora, tão desagradável quanto alguém que "se acha" são pessoas hipócritas.
Essa postagem é meio que uma continuação do que eu escrevi na semana passada. Mas no último post eu falei especificamente de atitudes hipócritas. Hoje, eu me refiro mais aos hipócritas, pessoas.
Antes de cometer o erro de eu mesmo ser hipócrita neste texto, vou deixar bem claro: claro que em alguns momentos da vida, até mesmo sem querer, acabamos cultivando a hipocrisia, da mesma forma que nos contradizemos em várias instâncias da nossa vida. Ou seja, algum dia eu já fui hipócrita. Mas existem aqueles que alimentam esse defeito sem se dar ao trabalho de, na plenitude da sua "inteligência" perceber que eles mesmos estão sendo ridículos.
Mas o bom disso tudo é ver como aquele famoso ditado "a língua é o chicote da bunda" realmente tem efeito. Essas pessoas caem em seus próprios erros e tropeçam nos seus argumentos e palavras e acabam revelando a podridão que existe nelas por elas próprias.
Isso acontece muito no campo religioso, e como participante da Igreja, acabo vendo muito disso. Não só na minha Igreja, mas em outras também, cristãs ou não.
Na política presenciamos um mar de hipocrisia e chega até arder o estômago se formos pensar caso a caso. E em toda petulância de muitos governantes eles acabam "se safando" jogando hipocrisia em cima de hipocrisia.

4 comentários:

Desarranjo Sintético disse...

Concordo...pessoas que se acham são inteoleráveis, horríveis. E quanto à hipocrisia, é tão ruim quanto...falando de relgião, acho que cada um siga o que quiser, não considero um único caminho certo e todos os outros errados, não foi o próprio Deus que falou que todos os caminhos levam a ele. Só não acho legal pessoas movidas pela raiva irem atrás de outras ara discutirem coisas para ferirem as outras, muitas vezes pessoas ignorantes que nem sabem oq ue estão falando. Acho que qualquer religião tem que ter por base algo maior o amor, a tolerância, a paciência e não a difusão de que todas outras são erradas...
Como tu disse a lei do retorno é imutável, então nos resta ter pena de certas pessoas...

Fábio.

Anônimo disse...

Adorei o dito! auhuahau Nunca tinha ouvido falar...

Ah Ju, eu acho que as pessoas acabam aprendendo, mais cedo ou mais tarde, que certas coisas não devem ser ditas se não condizem com suas atitudes.
Pelo menos eu quero crer assim...

Belo post. Compartilho de sua indignação!


***

Leo disse...

Hipocrisia é foda. Eu já conversei com uma pessoa que era hipócrita e assumiu isso tranquilamente numa conversa. Pelo menos nesse ponto ele não foi um hipócrita.

Mudando de assunto para os que se acham... As vezes é legal se gabar. Não que seja bom, é que ninguém gosta de quem fica se gabando. Então essa é uma ótima maneira de encher a paciência alheia. =P

Alessandra Castro disse...

Nessas horas o melhor a fazer é se afastar ou empregar o método do sono acordado. Não adianta se estressar, sempre encontraremos tipos assim.