domingo, 24 de fevereiro de 2008

Dinheiro

O dinheiro é algo tão importante para nós, não é verdade? Com ele realizamos nossos sonhos, adquirimos coisas novas, deixamos tudo o que possuímos mais bonito e conservado, enfim... é solução para muitos de nossos anseios e desejos.
Mas podemos, com certeza, afirmar que esse pequeno pedaço de papel é uma faca de dois gumes que só serve para o bem se soubermos usá-lo. E quando não se sabe usá-lo o estrago pode ser grande...

Vamos dar uma olhada na história da humanidade e ver o quanto ele fez mal para o povo:

Em Roma, a dominação dos Césares alcançava praticamente todos os espaços conhecidos do mundo e em todos esses lugares, impostos horríveis e vergonhosos eram cobrados de todas as pessoas para manter o poder, a riqueza e a dominação do Imperador e deixar na miséria as milhares de famílias existentes
Quem se livrava da miséria era o alto escalão judaico que sobrevivia do dízimo. As autoridades judaicas não tinham uma vida dura em relação ao povo, embora também pagassem os impostos romanos.
O tempo foi passando, o império romano perdeu o poder, mas veio a Igreja Católica com a conquista das terras e a dominação de grandes propriedades. Vendiam-se terrenos no céu e tanto a alta hierarquia da Igreja quanto os reis a quem os bispos serviam, ganhavam cada vez mais. A Igreja com as terras vendidas no céu e o dízimo herdado da cultura judaica e os reis e senhores com seus feudos e fazendas de extensões incauculáveis.
O tempo foi passando e muita coisa mudou no mundo. O sistema de governo monárquico foi caindo e deu-se lugar ao sistema democrático. A Igreja mudou as atitudes depois da comprovação de vários dos seus erros políticos e sociais e a reforma luterana também ajudou a mudar muito o pensamento da Igreja de Roma. Com isso, ela se limitou ao dízimo. Mas outros problemas iriam envolver Deus ainda...]

Para conseguir poder e, consequentemente dinheiro, posse e terras, aconteceram as duas grandes guerras que, além de destruírem muitas nações e mudar a cara política do planeta, revelou potências econômicas como os EUA, por exemplo, que, a partir de então, começou a ser uma grande potência econômica mundial.
Isso não trouxe só benefícios. Ou melhor, não trouxe benefícios. Aos poucos, os EUA foram dominando países, marcando seu símbolo de poder até na lua e a sua moeda foi considerada a moeda mundial e de referência à situação econômica internacional.
Com isso, originaram-se guerras como a do Vietnã, do Afeganistão e do Iraque. E eles mesmo sentiram um dos gumes da espada chamada dinheiro quando aconteceu a revolta de grupos terroristas no Oriente Médio e lançaram dois aviões às torres do World Trade Center.

Aqui no nosso querido Brasil, o dinheiro é motivo do tráfico de drogas, da corrupção que engana o povo no nosso país e deixa muita gente na fome, em situação de saúde precária e desencadeia uma diferença social muito prejudicial à evolução da nossa nação. Sem contar que, muito além do dinheiro interferir na realização de uma boa política, enganando o povo, como eu já disse com a corrupção, ele engana nos maiores princípios, inclusive religiosos. E eu não estou novamente falando da Idade-Média quando a Igreja Católica fazia isso. Estou falando de várias denominações religiosas (não todas) que, a cada dia, abrem uma igreja com placa diferente usando um ensinamento sagrado para atrair fiéis e dinheiro. E por essa razão muitas pessoas se desencantam com Deus e estão deixando a vida religiosa diante de tamanha confusão que virou as questões religiosas, pelo menos no Brasil.

Além dos seqüestros, roubos, golpes, empresas fantasmas, fabricantes de produtos que não agem de boa fé e fabricam coisas ruins e até a arte está sendo posta nessa vergonhosa roda gigante de traições e má índole:

Recentemente ouvimos falar de grandes obras de arte roubadas em SP, o filme baseado na obra de J.R.R Tolkien - O Hobbit, corre risco de não sair por complicações judiciais envolvendo o dinheiro, enfim... ufa! Cansei de listar os males do dinheiro... o que precisamos é ficarmos atentos para não nos deixarmos corromper por ele e usarmos esse pedaço de papel unicamente para o bem: a solidariedade, a realização dos nossos sonhos e para saciar nossas necessidades básicas: o alimento, a casa e a vida!

Nossa! Ultimamente estou bem polêmico... bem, comentem aí! Se não comentarem vou cobrar 10 real pelo texto lido, hehe. Fala aí galera!

Um comentário:

Leo disse...

Como já dizia Arnaldo Antunes, "Dinheiro é um pedaço de papel."

É triste ver que as pessoas dão mais valor a esse pedaço de papel do que aos sentimentos e a própria vida.

Nossa, eu tô musical hoje... =D

Até mais!