domingo, 10 de fevereiro de 2008

O maior tesouro... a água


"Águas que banham aldeias, que matam a sede da população

Águas que caem das pedras, no véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos

Águas que movem moinhos, são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da Terra,

Pro fundo da Terra"


Pare um pouco e reflita: o que você fez hoje para economizar água? O que você está fazendo no seu dia-a-dia para economizar água? O que você faz quando vê desperdício? Você sequer se deu conta da gravidade desse assunto?

APOIE A CAMPANHA NO CATARSE PARA PUBLICAÇÃO DE EM BUSCA DO REINADO!

Certamente você não viveria nem 7 dias sem tomar água para ver o caos que a falta total dela ia fazer na sua casa, na sua vida. E pensar que 70% do planeta é água... como ela pode acabar?

Quer saber? Pode! Enfim... talvez essa seja uma informação já conhecida de muitos leitores (se fossem muitos) desse blog, mas só para constar: dessa quantidade de água existente no planeta, 97% é salgada, imprópria para consumo humano. Dos 3% restantes, somente 0,01% se encontram nos rios, possíveis de serem explorados para uso humano. Os outros 2,99% estão nas geleiras dos pólos (que se derretidos vão se misturar à água do mar) e nos lençóis freáticos que ficam nas camadas embaixo do solo.

Triste é lembrar também, que dos 0,01% dos rios muitos estão poluídos ou em processo de poluição... horrível isso né?

Pois bem, para piorar a situação, a ONU divulgou uma pesquisa alertando que daqui a 20 anos, 60% da população do mundo pode sofrer com a falta de água. Invenção? Não! Essa reportagem foi publicada pela Folha On Line em 15/02 do ano passado.

Mas não é só daqui a 20 anos que teremos que nos preocupar com a escassez de água. Hoje cerca de 250 milhões de pessoas em 26 países já sofrem com a falta do líquido, conforme o que diz aqui, além de um artigo completo sobre água. Achei muito interessante essa página.


Enfim. Aí nos perguntamos: beleza... e esses 97% de água salgada, servem pra quê? Não podem ser dessalinizados? Podem! Ah! Então não há motivos para preocupação! Quer saber? Há sim!

O processo de dessalinização da água já existe na Nova Zelândia, onde há lugares, nesse país que não têm mais água potável. Sobre isso eu não achei fontes, mas eu lembro dessa informação das minhas aulas de geografia no colégio. Qualquer coisa, não a considerem.

Mas é fato que esse processo não é barato e a Nova Zelândia é um país economicamente desenvolvido. Se um país da África quizesse implantar um equipamento como esse, não teria condições. Com certeza um país desenvolvido teria que administrar e a água valeria como um verdadeiro tesouro: pelo valor vital e o monetário. Digamos que isso seja economicamente impossível para os pobres e que isso vai tornar a água algo muito caro e assim, seremos obrigados a racionar, enfim. Mas, pelo amor de Deus ou pelos seus pais se você não crê nEle, ou por você mesmo: NÃO ESPERE O DESESPERO PARA TOMAR ATITUDES.


É sabido que a próxima guerra mundial pode acontecer por causa da água. E é verdade também que o Brasil pode ser alvo de um combate como esse.

O rio Amazonas possui, além da maior extansão do mundo, o maior volume hídrico do globo. Isso atrai, com certeza a atenção de muitos para cá. Ainda mais que grande parte do referido rio passa por dentro da floresta Amazônica, considerado pelos nossos queridos norte-americanos, patrimônio mundial. Com certeza numa situação extrema de escasses do líquido, os EUA, se continuarem sendo mesquinhos, ignorantes, metidos, com certeza vão querer usar da nossa terrinha para tirar proveitos financeiros.

A BBC fez um mapa mostrando a situação hídrica no mundo e os EUA não tem tal problema. Mas eles não vão perder a chance de se garantirem. É assim com tudo e vocês sabem do que eu estou falando.


Eu vou escrever um livro falando de complicações da água. Será a 3ª guerra palco da escassez dela. A guerra, por sua vez, será pano de fundo para um romance. Nada de alegorias ou visões políticas e críticas pessoais, mas apenas algo que eu acho importante falar e que pode ilustrar muito bem esse caos que nós podemos evitar.

APOIE A CAMPANHA NO CATARSE PARA PUBLICAÇÃO DE EM BUSCA DO REINADO!


Enfim, falar da água é algo muito complicado. Mas é importante sermos realistas e não tratá-la como algo infinito. Vamos saber aproveitar as chuvas para coletar água para a lavação da casa. Vamos idolatrar o balde como um gigantesco amigo ao lavar o carro. Vamos valorizar a água da lavagem da roupa, pois ela pode ter grandes serventias. Vamos fechar a torneira ao escovar os dentes, ao lavar a louça. Vamos tomar banhos mais rápidos. Vamos abolir o lava-jato. Vamos lavar calçadas com vassoura. Vamos importunar a companhia de água quando vermos um vazamento. Vamos valorizar esse líquido tão precioso, vital e importante para nós. Porque água é igual a nossos pais: só sentimos falta deles quando os perdemos.

"Água dos igarapés, onde Iara, mãe d´água é misteriosa canção
Água que o sol evapora e pro céu vai embora virar nuvens de algodão"

E não deixem de visitar: http://www.julianoreinert.blog.uol.com.br/

3 comentários:

Leo disse...

A questão da água é realmente complicada. Há muita água no mundo - mas, como você bem disse, grande parte dela não é para consumo humano. E a pequena parcela que pode ser usada por nós, nós fazemos questão de poluí-la. Complexo. Temos que fazer a nossa parte e tentar sensibilizar todos, para que cada um também faça a sua.

Até mais!

Anônimo disse...

Realmente, a questão da agua precisa sert v ista com mais cuidado por todos os cidadãos, pois corremos riscos de ficar sem esse tesouro tão vital.
abraços

Anônimo disse...

Realmente, a questão da agua precisa sert v ista com mais cuidado por todos os cidadãos, pois corremos riscos de ficar sem esse tesouro tão vital.
abraços
Liberdade Bayma